Arqueologia do lixo

Pesquisa de opinião
Resíduos Sólidos Urbanos é o nome técnico dos serviços relacionados à coleta, destinação, tratamento e disposição final de lixo ou de materiais equivocadamente classificados como lixo. De acordo com a legislação brasileira, cabe ao município a principal tarefa de gestão dos resíduos sólidos, embora essa seja uma responsabilidade compartilhada. O questionário abaixo é parte de uma pesquisa de doutorado em Sociologia em desenvolvimento na UFG, que tem o propósito de identificar os atores, as perspectivas e o estágio de gestão de resíduos sólidos na cidade de Goiânia. A pesquisa envolve outras técnicas, sendo este questionário direcionado especificamente para identificar como a comunidade avalia a prestação deste serviço por parte do poder público, quais as informações que tem sobre o tema e como se comporta em relação a ele. Se você mora em Goiânia há um ano ou mais e dispõe de 5 minutos, por favor, participe da pesquisa, começando pela leitura e aceitação do Termo de Consentimento:



Documentário muito interessante sobre as razões e os caminhos para se migrar de uma matriz energética absolutamente fóssil, para uma outra matriz descarbonizada, mista e sustentável:


A história das coisas
Ainda não achei nada mais claro e completo sobre a "coisa" toda da economia de materiais...



Pernambuco importa lixo hospitalar estadounicense

Cada vez que escuto notícias de apreensão de conteineres de lixo estrangeiro apreendido nos portos brasileiros sinto-me humilhado, portanto, como você pode deduzir, tenho estado cada vez mais frequentemente na "merda". Mês passado foi uma carga de "caca" belga e agora panos com meleca hospitalar que ficam mais em conta vender para o Brasil do que lavar na terra do tio San. Como essas apreensões são fruto de inspeção por amostra, calculo o quanto já não entrou no nosso país dos restos do que o chamado primeiro mundo produziu e não quer tratar...