segunda-feira, 3 de maio de 2010

Desfiando e tecendo



A preparação começou ontem: de manhã cedo liguei para a Sandra Face, uma amiga querida e agora metida a padeira, e encomendei um pão. Encarei o caos da Feira Hippie e, milagrosamente, encontrei Dona Candinha, uma doçura de gente que vende na feira os panos de pratos e adereços de cozinha que ela mesma concebe e cose. Escolhi um "bisaco" de saco de açúcar alvejado, desses que estão doidos pra serem bordados e, no fim da tarde, fomos a Aparecida de Goiânia buscar o pão... Rezende encontrou uma sacola de papel pardo, uma fita de cetim azul e escreveu, com letra de quem teve caderno de caligrafia, um recado bem mimoso em um cartão de craft nos nomes de nós quatro: Sandra, Candinha, ele e eu...

Da minha parte, queira oferecer mais o cheiro do que o próprio pão. E ele estava perfeito! O que eu não contava era que o vagabundo do porteiro não ia avisar a Rosi nem ao Israel... Resultado: o pão ficou na portaria até hoje de tarde, quando a defesa já tinha acontecido.

De alimento de preparação, virou comida de festa, porque a defesa foi um momento sublime, bruto e delicado. Com a Rosi hoje e com o Wolney um ano atrás, aprendi que é possível e desejável que se faça ciência em primeira pessoa, tornando público o lugar de onde falamos que, invariavelmente, é o nosso próprio corpo, em permanente luta e comunhão com os demais corpos que a vida nos faculta relar.
Enquanto espera um bucadinho para ter o prazer de ver as desfiandices e bordâncias da Rosi Martins, que estão em dores de parto, recomendo que dê uma passadinha de olho nas "Histórias com Dona Prizulina" do Wolney Fernandes (primeira dissertação da FAV/2009). De encher os olhos, afobar a respiração e abrir as porteiras de anjos e diabos que habitam em Santa Dica, Tereza Bicuda, neles, nelas e em nós.

Um comentário:

  1. Fiquei enluarada com este texto e como sempre este Walderes...que coisa mais bonita, mimosa, encantada... obrigada. O pão estava delicioso, nós comemos às bocadas na merenda da tarde da defesa, suspirando de alívio, dever cumprido e uns bocados de felicidade. Quanto ao porteiro, providências foram tomadas!!!! (mentira...) Quero estar perto de você, encostando em suas brincantes poesias...

    ResponderExcluir