domingo, 28 de agosto de 2011

Tá pintando uma angústias? Faça uma lista!

"Para uso pragmático, ético e moral da razão prática" é um dos textos raramente curtos e frequentemente empolados e instigantes do Habermas que, se quiserem, ponho na minha lista afazeres para um dia desses falar sobre ele. Hoje o meu negócio é dá receitas e, por isso, lembrei do texto do Habermas que, não fosse a verve escalafobética do autor, se chamaria apenas "o que fazer".

Fazer listas encabeça de longe os meus protocolos de como lidar com o caos em qualquer campo. Há uma tira de papel e uma caneta sobre o microondas para anotar os produtos que faltam na cozinha; uma lista na minha mesa-mochila-bolso com as coisas que eu vou ou deveria fazer; outra no meu meu computador sobre os textos que eu preciso ler; só para falar das mais regulares e parrudas... E é claro que essas listas não servem pra nada: no supermercado sempre me dou conta que a lista foi abandonada em cima do microondas e as minhas listas de afazeres e leituras têm o mistérios de só crescer, basicamente porque lá só entram as coisas que eu nunca leio nem faço.

Na verdade, menti duas vezes: faço algumas coisinhas dessas listas, sim, e tenho um prazer quase orgástico de transformar os traços em asterisco o que, no meu sistema, significa que o assunto foi resolvido, liquidado e não precisa mais sequer ser lido; e, segunda mentirinha, minhas listas servem pra alguma coisa sim: salva-me da obsessão (quase TOC) de achar que vou esquecer aquele produto, texto ou compromisso se ele não estiver na minha lista. Então eu escrevo lá e, pronto, esqueço, mas sem a aflição de achar que vou esquecer - o que é completamente diferente. Inútil, mas desestressante.

3 comentários:

  1. Sob meu teclado tem uma mega lista , uma folha de A4 e até que esteja completa não sai dali(muitas vezes, de tão importantes os planos ali traçados ,vão se acumulando varias dessas, é necessária muita coragem para descarta-las) e ai de quem substima e joga fora, pensando ser rascunho, rabisco, bobagem....Elas jamais saem dali, ninguém se atreve a limpar minha mesa e apenas por existirem me inspiram e parece que só por que foi escrito,jamais será esquecido,fica fixado na mente.Adoro.

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre retomo minhas listanhas e me da prazer verificar com um OK ou X que o que foi concluido... se não fosse elas minha vida profissional seria um caus... preciso fazer uma lista desta pra minha vida afetiva e sexual rsrsrsr

    ResponderExcluir
  3. Walderes,
    bom saber que a mania de fazer listas não é tão incomum assim. O resumo da serventia das minhas consiste em um único objetivo: me acalmar. Listar os filmes da estante, as músicas para ouvir no carro ou as coisas para fazer no dia me deixam calminho... calminho e só isso! Mas isso só já é muita coisa, né? Adorei a postagem.

    ResponderExcluir