sexta-feira, 12 de outubro de 2012

E assim foi o primeiro mês

Há exatos 30 dias estou em processo de instalação em Winnipeg. Nas primeiras semanas as malas pareciam recém-chegadas ou prontas para zarpar e até hoje ainda não montei o painel com as fotos que trouxe de casa. Faz parte do meu ritual de tomada de posse do espaço decidir lentamente que lugar é mais adequado para cada coisa, de modo que, quando um destino seja decretado, em tese, eu não tenha qualquer dúvida sobre o endereço do objeto procurado. No mundo real, isso quase nunca dá certo, claro. Das cinco gavetas da cômoda, por exemplo, a superior e a inferior foram as primeiras a serem ocupadas (não me pergunte por que nessa ordem...), a de cima com tudo que é roupa de baixo, e a de baixo com tudo que é roupa que esperava a hora de conhecer a lavanderia. As do meio, aos poucos foram colonizadas, com o liturgia que essa ocupação requer.

Emissão de carteira de estudante, abertura de conta de banco, inscrição no sistema público de saúde, coratação de internet, aquisição de panelas e víveres ocuparam todo tempo livre das primeiras semanas, incluída aí a maratona para descoberta do caixa eletrônico que converte os dólares americanos em dólares canadenses - única opção facultada pelo meu banco no Brasil em cima da hora do embarque. Na segunda quinzena, já medianamente acomodado, me dei ao luxo de voltar ao caixa eletrônico sem conferir a senha previamente. Não deu outra: pus quatro ao invés de seis dígitos, bloqueei o cartão e, graças a isso, passei o primeiro grande apuro canadense: uma semana de muitos contatos bancários com o Brasil, sem nenhuma cédula na carteira e sem coragem de contar as moedas que restavam na niqueira. Para completar o pacote, justo nestes dias a temperatura despencou e o clima louco de Manitoba que arrastou do paraíso de 20ºC para a neve que eu desconhecia e que não tinha a menor graça sem vintém para comprar luvas e tocas insulares... "Além de queda, coice" - como diz a filosofia rural de tia Senhora. A operação de desbloqueio do cartão continua em andamento, mas eu já estou devidamente agasalhado, graças a operações financeiras improvisadas a exorbitantes tarifas. Agora é ficar esperto com o maldito zilhão de senhas e viver bem e intensamente os outros 11 meses que "faltam" ou que "restam" - como preferir...
 
 

2 comentários:

  1. Olá Walderes,
    Encontrei seu blog navegado entre os sites e gostaria de saber se você está participando do processo de migração para Manitoba. Gostaria de trocar algumas informações com você.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Na verdade estarei em Winnipeg por um ano. Mas ficaria contente de trocar informações com vc. Fique a vontade para me contatar também por e-mail (waldbrito@gmail.com) ou pelo facebook.

    Abraço!

    ResponderExcluir