domingo, 23 de setembro de 2012

Sinos, meninos/as e texturas

Como sou um cidadão, digamos assim, caseiro, tenho de armar planos para não ficar enfurnado, ainda mais quando tenho o estímulo de ter de me paramentar inteiro antes de por o pé na rua, em qualquer dia ou horário... Hoje, devido ao monte de atividades de estudo, saí para comprar batata e cenoura, nada mais. Na frente do supermercado, porém, havia um senhor templo que, justo naquela 10h30, chamava fiéis para o culto, com sinos suaves como não havia escutado. Resultado: caí no canto da sereia, atravessei a rua e entrei. Dentro, uma luz âmbar, filtrada por vitrais gigantes de ambos lados da nave central, dava um clima de útero, reforçado por uma disposição semicircular dos bancos centenários, com um declive semelhante a teatros de arena, que possibilitam ver tudo e todos de todos os lados, sem fazer esforço algum. Quando começou o culto não restou mais dúvida sobre a razão do órgão de tubo ocupar o lugar do altar-mor das igrejas católicas: na Westminster Church a música tem uma centralidade indiscutível, como seria provada nos hinos entoados pela assembleia, pelo coral ou pelas solistas.
 
Duas curiosidades a mais: o cumprimento da paz foi um momento bem gostosinho das pessoas conversarem de verdade e não apenas cumprirem uma formalidade; e o cuidado com as crianças foi um toque notabilíssimo: elas participaram na primeira parte do culto, junto aos pais, até que o pastor pôs um chapéu de palha e pegou uma vareta com um peixe de cartolina rosa pendurado por uma linha e as convidou para os bancos da frente. Apesar da indumentária, sem afetação ou papagaiada, conduziu a conversa mais delicada de que tenho memória sobre pescaria e sobre o recado de Jesus para “os discípulos pescarem pessoas”. Daí saiu com elas e as outras pessoas da Escola Dominical, pela lateral, enquanto outra pastora ocupava o púlpito para a Liturgia da Palavra, tendo as versões lucana (5,1-11) e joanina (21,1-14) do “milagre da pesca” sido lidas e, depois, interpretada num sermão interessante mas longo de doer.

Saí de lá com um riso de Monalisa na boca, comprei minhas batatas e cenouras e vim preparar meu almoço. Se quer saber, no mercado tinha até coentro, mas esta história fica pra depois.






 

2 comentários:

  1. Imagens lindas, melhor ainda saber que sentiu-se aconchegado no templo pelas palavras proferidas e gestos delicados durante a cerimônia. Domingo especial!

    ResponderExcluir
  2. que fofíssimo tudo. presenciar a un novo culto. comprar batatas e cenoura. Imagens e texto. isso é viver.

    ResponderExcluir